Origem: África
Características:
É rico em proteínas, fibras e ferro, vitamina E, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês.
Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. O gergelim é, ainda, indicado às mulheres em período de amamentação, para aumentar a produção de leite.
Também combate a prisão de ventre, pois umedece e lubrifica o intestino; auxilia no tratamento de hemorróidas; seus minerais fotalecem os ossos; suas fibras tem função de controlar o colesterol com o uso regular.
Uso Culinário:
Adicionado em saladas de frutas, iogurtes, vitaminas, pães, bolos e biscoitos. Também pode ser usado para se fazer pastas.Em países como a Síria e Líbano, o gergelim é utilizado na preparação do Zatar, o que se dá a partir da mistura com sumagre e tomilho. O gergelim é também essencial na preparação do Homus, é a partir dele que vem o aroma do prato.
Curiosidades:
Hoje, o gergelim é produzido em vários países, mas apenas na Nigéria e no Sudão a produção é exportada. Além do gergelim branco existem mais variedades desta semente, as mais comuns são as pretas e as castanhas.
Escravos da África levaram a semente de gergelim para a América e a Índia Ocidental, na convicção de que traria sorte para eles.
O propósito da Agiova é oferecer os temperos do mundo para cada uma das refeições. Mostrar que a combinação deles com os ingredientes é especial, e que isso proporciona às pessoas, experiências únicas e saborosas!