Origem: Espanha
Características:
Ele é rico em antioxidantes e tem um baixo valor calórico. A vitamina A, bastante presente nos pimentões vermelhos tem grande importância no crescimento e desenvolvimento dos tecidos da pele, prevenindo de degenerações musculares e protegendo os olhos.
Como o que muda entre um pimentão e outro é o tempo de colheita, em relação aos pimentões amarelo e verde, o vermelho é mais maduro e por isso mais adocicado, além da suave picância.
Uso Culinário:
Servido como prato principal ou como complementos em saladas e molhos, o uso culinário desse vegetal é bastante variado. No Mediterrâneo, o pimentão é usado em pratos mundialmente conhecidos como o Ratatouille.
São exemplos de pratos que podem levar o pimentão: bacalhau, espaguete, sopas, quiche de atum, penne ao molho, salmão.
Curiosidades:
O pimentão é a matéria prima usada na produção de páprica, especiaria muito popular em diversos países do mundo. Tanto pimentas quanto pimentões são derivados do gênero Capsicum e são botanicamente bem parecidos.
No entanto, o pimentão não produz capsaicina, substância responsável por produzir forte sensação de ardência. Assim, na escala Scoville, que mede o calor das pimentas, o pimentão possui teor zero.
O propósito da Agiova é oferecer os temperos do mundo para cada uma das refeições. Mostrar que a combinação deles com os ingredientes é especial, e que isso proporciona às pessoas, experiências únicas e saborosas!