Origem: País de Gales
Tamanho Embalagens:
Pote: 30g
Pacote: 20g
Características:
Só floresce no segundo ano de existência, época em que há produção de sementes. Suas folhas compridas e largas, sobrepõem-se na base, onde formam um falso caule de 10 a 20 cm de altura. Suas flores são brancas, róseas ou lilases.
As sementes são pretas, achatadas e enrugadas. São plantas bienais. Suportam bem as más condições, mas crescem melhor em solos ricos com bastante fosfato. O sabor do alho-poró é bem parecido com o da cebola, e bem marcante, embora muito mais suave e mais adocicado, portanto é preciso usá-lo com cautela.
Uso culinário:
O alho-poró é particularmente importante para temperar sopas e é muito usado na França. Também é usado em sopas de peixe, e em caldos. Além disso, pode fazer parte de um bouquet para guisados de porco ou de cordeiro.
Use o alho-poró gratinado com queijo parmesão, em conserva no vinagre de vinho branco com cravo-da-índia e pimente-do-reino em grão, omeletes e no suflê de queijo.
Curiosidades:
O alho-poró desfruta de uma longa e rica história, que pode rastrear o seu património para trás com a antiguidade. Presume-se que os antigos Egípcios, Gregos e Romanos levaram o vegetal a diversas partes da Europa há milhares de anos.
O imperador Nero, consumidor voraz que acreditava na capacidade do alho-poró de melhorar sua voz -e acabou sendo apelidado de "Porrophagus" (comedor de alho-poró).
O propósito da Agiova é oferecer os temperos do mundo para cada uma das refeições. Mostrar que a combinação deles com os ingredientes é especial, e que isso proporciona às pessoas, experiências únicas e saborosas!