Origem: Índia
Características:
É uma árvore que cresce até 10-15 metros de altura, com folhas de filotaxia do tipo alterna a sub-oposta ou oposta, coreáceas, de coloração avermelhada quando juvenis, oblongas a lanceoladas, com cerca de 10-15 centímetros de comprimento, com uma longa ponta acuminada.
A casca é acinzentada externamente, castanha no interior. A casca dos ramos juvenis e as folhas são ricas em compostos aromáticos, com o típico odor da canela.As flores são brancas e pequenas. Os frutos são pequenos, carnudos, com cerca de 1 centímetro de comprimento, de coloração arroxeada quando maduros.
A canela contém uma das maiores concentrações de antioxidantes que são importantes na prevenção de doenças crônicas e do envelhecimento precoce.
Uso Culinário:
É a melhor para ser usada em pratos doces e bolos
Curiosidades
A canela é uma das especiarias mais antigas. Essa especiaria era o motivo de inúmeras embarcações seguirem rumo ao Oriente.
A canela, juntamente com outras especiarias, como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, era bastante utilizada como moeda de troca para pagar serviços, impostos, dívidas, acordos, obrigações religiosas e servia até mesmo como dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.
Pode ser considerada uma das especiarias mais importantes no período das grandes navegações, chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China.
O propósito da Agiova é oferecer os temperos do mundo para cada uma das refeições. Mostrar que a combinação deles com os ingredientes é especial, e que isso proporciona às pessoas, experiências únicas e saborosas!