Origem: Rússia
Características:
O endro é uma planta da família das Apiáceas, onde também estão a cenoura e a salsa. A planta possui ramagem ereta, estriada, fistulosa e ramificada. Ela pode atingir 1,5 m de altura, possui uma cor verde-azulada e flores pequenas amarelas.
Seus frutos são vagens que carregam sementes aromáticas, que lembram a combinação de anis e limão. Essas sementes, por conta de seu aroma, são bastante aproveitadas pela indústria de perfumaria, além de servirem como medicamentos e para uso culinário.
Uso culinário:
Para marinar peixes, aromatizar molhos, maioneses, vinagres e incrementar conservas de legumes e peixes. Vai bem com: Couve, cebola, batatas, abóbora, repolho e vinagre. Combina com: Malaguetas, coentro, cominho, alho, gengibre, mostarda e cúrcuma.
Dica de preparo: As sementes secas devem ser adicionadas no começo da cocção, pois isso ajuda a liberar o aroma
Curiosidades:
O endro é muito utilizado em receitas do Leste Europeu, principalmente entre russos e escandinavos, mas também incorpora o preparo de curries indianos. Há crenças em torno dos alimentos, que expandem seu poder de proteção para além da ingestão, assim é, por exemplo, com o sal e o alho, que protegeriam dos maus espíritos.
O propósito da Agiova é oferecer os temperos do mundo para cada uma das refeições. Mostrar que a combinação deles com os ingredientes é especial, e que isso proporciona às pessoas, experiências únicas e saborosas!